Cálculo Ureteral
O que é?
Sintomas
Diagnóstico
O diagnóstico é realizado através de exames de imagem (tomografia computadorizada sem contraste ou ultrassonografia), associado a exames de sangue e urina.
Após o diagnóstico adequado, o tratamento varia de acordo com a condição clinica do paciente, tamanho, número e posição do(s) cálculo(s).
Cálculos de até 5mm tem maior chance de ser eliminados espontaneamente, ou com a utilização de alfa bloqueadores. Em caso de tratamento cirúrgico utiliza-se a fragmentação através do acesso endoscópico (pelo canal urinário).
Na maioria dos cálculos localizados no ureter realiza-se a fragmentação do cálculo com laser (laser Holmium) e retirada dos fragmentos maiores com cestas especificas. Normalmente os pacientes submetidos a este procedimento recebem alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia e há a necessidade da utilização de um cateter interno, chamado duplo J, para assegurar que a urina ira passar livremente pelo ureter sem obstrução. O duplo J é normalmente retirado após um período de 7-10 dias após sua colocação.
Após o tratamento adequado do(s) cálculo(s), uma análise metabólica pode ser indicada através de exames de sangue e urina, para identificar algum problema de metabolismo que aumente a chance de formação de cálculos.