Estenose Junção Ureteropiélica (JUP)

A junção ureteropiélica é a transição entre a pelve renal e o ureter (canal que conduz a urina do rim até a bexiga). Esta junção pode sofrer uma obstrução (chamamos de estenose) parcial ou completa, prejudicando o fluxo da urina que deixa os rins em direção a bexiga. Esta obstrução com o passar do tempo pode prejudicar a função dos rins e predispor a infecção urinária e formação de cálculos no rim obstruído. A causa mais frequentes para a formação da estenose de JUP é a congênita, mas pode ser secundária a passagem de cálculo, presença de vaso sanguíneo anômalo, ou compressão externa.

Os principais sintomas da estenose de JUP são: crescimento inadequado da criança, dor lombar/desconforto abdominal (principalmente após a ingestão de líquidos), hematúria (sangue na urina), infecção urinária e formação de cálculos renais.

Em grande parte das vezes a estenose de JUP pode ser diagnosticada na ultrassonografia pré-natal ou após uma infecção urinária na criança. ​

O diagnóstico é realizado por exames de imagem (ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética), e eventualmente um exame de cintilografia renal pode ser realizado para avaliar a função de cada rim individualmente e demonstrar o grau de obstrução.

Tratamento

Em grande parte dos recém-nascidos com estenose de JUP, a melhora ocorre com o desenvolvimento e crescimento da criança até os 18 meses, nesta situação somente o acompanhamento com ultrassonografia é necessário.

Quando a cirurgia é necessária, ela é chamada de pieloplastia, e na infância, pode ser realizada com o acesso convencional (aberto) ou robô-assistido. Em adultos o acesso minimamente invasivo é o padrão-ouro e deve ser sempre a primeira via para a realização do procedimento.

A taxa de sucesso com a pieloplastia é maior que 95%. Normalmente o tempo de cirurgia é ao redor de 1.5h, e o tempo de internação é de 48h. Após a pieloplastia um cateter é deixado por dentro do ureter (cateter duplo J) por um período de 6 semanas.