Câncer de Testículos

Os testículos são responsáveis pela produção dos espermatozóides e pela maior parte da produção da testosterona. O câncer de testículo é o tumor mais comum em homens jovens (20 – 35 anos) e sua taxa de cura, com o diagnóstico precoce e tratamento adequado, é extremamente alta.

Alguns fatores de risco são conhecidos: criptorquidia (presença do testículo fora da bolsa escrotal, seja no canal inguinal ou intra abdominal), antecedente familiar, homens de raça branca, infertilidade e algumas síndromes genéticas.

Os principais sintomas do câncer de testículo são: aumento do volume escrotal, dor testicular ou escrotal, dor lombar ou na virilha.

O diagnóstico é confirmado pela ultrassonografia, e é necessário realizar o estadiamento (avaliação de outros órgãos) através de exames de sangue, tomografia computadorizada e/ou ressonância magnética. A biópsia da lesão no testículo através da punção com agulha NÃO é recomendada, devido ao risco de disseminação.

Tratamento

O tratamento inicial padrão é a retirada do testículo acometido, cirurgia chamada de orquiectomia, e a partir dos dados da patologia da lesão, e dados do estadiamento do tumor pode ser necessário complementar o tratamento através da quimioterapia, radioterapia ou cirurgia para a retirada dos linfonodos abdominais (linfadenectomia). A utilização destes tratamentos adicionais está relacionada ao estadio do tumor, tipo histológico e presença de lesão tumoral em outras partes do corpo, e deve ser avaliado caso a caso pelo urologista em associação com o oncologista clínico.