Câncer de Bexiga
Sintomas
Diagnóstico
O diagnóstico é realizado através da história clínica, exame de urina e biópsia vesical realizada através de cistoscopia. Uma vez diagnosticado ou quando existe uma grande suspeita da doença, a ressecção endoscópica transuretral da bexiga é usada para avaliar o grau de extensão tumoral e já realizar a remoção do tumor.
Tratamento
Cistectomia
Normalmente os pacientes com necessidade de cistectomia devem realizar quimioterapia antes do procedimento (quimioterapia neoadjuvante), com tratamento que normalmente dura 2 meses (quimioterapia dose densa). Diversos estudos mostram que a utilização da quimioterapia neoadjuvante melhora a eficácia do tratamento cirúrgico.
A cistectomia é uma cirurgia de alta complexidade que além de parte extirpativa (remoção da bexiga) requer a reconstrução do trato urinário, que pode ser feita através de uma derivação incontinente (onde a urina sai de maneira contínua), ou através da construção de uma nova bexiga utilizando-se segmentos intestinais (neo-bexiga), para que o paciente possa manter a micção normal.
O acesso robô assistido pode ser utilizado durante a cistectomia para oferecer menor morbidade ao paciente, com menor sangramento, menor dor pós-operatória, menor tempo de permanência hospitalar e retorno mais precoce as atividades habituais. O tempo de internação após a cistectomia varia de 5 a 10 dias, e o acompanhamento após a cirurgia é realizado rotineiramente com exames de imagem (ultrassom e/ou tomografia computadorizada e/ou ressonância nuclear magnética) , sangue e urina.