Câncer de Bexiga

O câncer de bexiga é o quarto câncer mais frequente em homens e o oitavo nas mulheres nos Estados Unidos. É fortemente relacionado ao tabagismo, e outros fatores como infecções urinárias de repetição, e uso crônico de sonda vesical. A presença de sangue na urina (hematúria), normalmente sem dor, é o sintoma mais frequente. Ardor ao urinar, dor pélvica ou abdominal também podem estar presentes.

​O diagnóstico é realizado através da história clínica, exame de urina e biópsia vesical realizada através de cistoscopia. Uma vez diagnosticado ou quando existe uma grande suspeita da doença, a ressecção endoscópica transuretral da bexiga é usada para avaliar o grau de extensão tumoral e já realizar a remoção do tumor.

Tratamento

Dependendo do caso, o tratamento será feito através da ressecção endoscópica transuretral do tumor, podendo ser seguida ou não de quimioterapia intravesical (BCG), ou através da ressecção cirúrgica completa da bexiga, operação chamada de cistectomia. Este ultimo procedimento é reservado para tumores invasivos, ou seja, que invadem a musculatura da bexiga (musculatura detrusora), ou aos tumores superficiais (alto grau) com múltiplas recorrências, ou que não tem boa resposta a quimioterapia intravesical.

Cistectomia

Normalmente os pacientes com necessidade de cistectomia devem realizar quimioterapia antes do procedimento (quimioterapia neoadjuvante), com tratamento que normalmente dura 2 meses (quimioterapia dose densa). Diversos estudos mostram que a utilização da quimioterapia neoadjuvante melhora a eficácia do tratamento cirúrgico. ​

A cistectomia é uma cirurgia de alta complexidade que além de parte extirpativa (remoção da bexiga) requer a reconstrução do trato urinário, que pode ser feita através de uma derivação incontinente (onde a urina sai de maneira contínua), ou através da construção de uma nova bexiga utilizando-se segmentos intestinais (neo-bexiga), para que o paciente possa manter a micção normal. ​

O acesso robô assistido pode ser utilizado durante a cistectomia para oferecer menor morbidade ao paciente, com menor sangramento, menor dor pós-operatória, menor tempo de permanência hospitalar e retorno mais precoce as atividades habituais. O tempo de internação após a cistectomia varia de 5 a 10 dias, e o acompanhamento após a cirurgia é realizado rotineiramente com exames de imagem (ultrassom e/ou tomografia computadorizada e/ou ressonância nuclear magnética) , sangue e urina.