Cistos Renais
O que são:
Cistos são acúmulos de fluido que se formam nos rins de origem não esclarecida. Normalmente estão relacionados ao envelhecimento, e mais da metade da população acima de 60 anos possui um cisto renal. Existem algumas síndromes genéticas que predispõe a formação de cistos, que nestes casos são múltiplos e bilaterais.
Sintomas
A grande maioria dos cistos é assintomática, porém dependendo do tamanho e localização, episódios de dor lombar podem acontecer.
Diagnóstico
O diagnóstico é normalmente realizado por exames de imagem (ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética). Existe uma classificação radiológica dos cistos é chamada de classificação de Bosniak, variando de 1 a 4. Esta classificação associa a presença de trabéculas, septos e calcificações presentes nos cistos; caracterizando os cistos “complexos”. Existe uma relação com a complexidade do cisto e a presença de câncer.
Tratamento
O tratamento é necessário para os cistos que causam sintomas, ou quando a classificação de Bosniak é 3 ou 4, onde existe uma chance de malignidade > 50%. O tratamento é realizado com a retirada total do cisto, realizada pelo acesso minimamente invasivo através do acesso laparoscópico ou robótico.