Hiperplasia prostática benigna (HPB)

O que é:

Doença benigna responsável pela obstrução do fluxo urinário, causada pelo aumento do tamanho da próstata, ou pelo relaxamento inadequado da musculatura lisa presente na cápsula prostática.

Comum com o processo de envelhecimento, essa doença é uma das responsáveis pelos sintomas chamados de “prostatismo”, dentre os quais podemos destacar: enfraquecimento do jato urinário, levantar-se várias vezes durante a noite para urinar, ardor ao urinar, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e até incapacidade de urinar (retenção urinária).

Na maioria das vezes o prejuízo da qualidade de vida do paciente é que faz com que este procure auxílio médico adequado. O paciente apresenta cansaço progressivo por necessitar levantar várias vezes durante a noite para urinar, associado ao curto intervalo entre as micções durante o dia, a até eventuais escapes de urina. É importante frisar que a ausência de tratamento ou tratamento inadequado pode levar cronicamente a um prejuízo na função renal que pode ser irreversível em casos mais graves.

Tratamento com medicação

Após corretamente diagnosticada, o tratamento faz-se na maioria das vezes de maneira clínica (com medicamentos). Normalmente utiliza-se os alfa bloqueadores (tamsulosina, doxasozina, etc) que relaxa a musculatura lisa da próstata, diminuindo a resistência ao fluxo da urina. Os efeitos colaterais deste tipo de medicação podem ser tontura, queda na pressão arterial, mal estar e diminuição de volume do sêmen. Em casos de próstatas maiores pode-se utilizar medicamentos que combinam os alfas bloqueadores com inibidores da 5-alfa redutase, enzima que modifica a testosterona, tais como dutasterida e finasterida, sendo potenciais efeitos colaterais diminuição da libido e prejuízo da função erétil.

Cirurgia minimamente invasiva - Greenlight laser

A cirurgia de desobstrução é necessária em alguns casos e o procedimento cirúrgico é mais frequentemente realizado através de um tratamento minimamente invasivo através da ablação da próstata com laser (Greenlight laser) ou da ressecção transuretral da próstata (RTU de próstata). A cirurgia prostática com o laser é menos agressiva para o paciente, com menor tempo de internação, mínima perda de sangue e recuperação mais rápida, além do paciente permanecer menos tempo com a sonda vesical. Outra vantagem deste procedimento é que pacientes que usam drogas anti agregantes ou anti coagulantes podem ser operados por esta técnica sem a necessidade de suspensão dos medicamentos.

Cirurgia Robótica

Em casos de próstatas muito grandes (>150g) a retirada do adenoma (parte interna da próstata, que causa a obstrução) pode ser indicada. Normalmente esta cirurgia é realizada com o auxilio do robô (adenomectomia ou prostatectomia simples robótica) com os benefícios da cirurgia minimamente invasiva: menos sangramento, menos dor, menor tempo de internação, menor sangramento e menor chance de transfusão sanguínea. ​

Após a desobstrução cirúrgica, os pacientes devem evitar esforços físicos por um período mínimo de 3 semanas, até ocorrer a cicatrização da área operada.