Skip to main content

Cálculo Renal: Passo-a-Passo para Tratar a Litíase Renal

O cálculo renal é uma situação recorrente entre os pacientes, mas você sabe como funciona o tratamento? Iremos te explicar neste guia rápido.

A urolitíase é uma condição que ocorre com muitas pessoas em diferentes idades, sendo mais comum sua ocorrência em adultos. É conhecida por causar fortes dores, que sempre acabam levando o paciente ao atendimento de emergência. 

Dependendo de cada caso, seja ele mais complexo ou mais simples, existirá um tratamento mais adequado. Hoje em dia existem algumas técnicas para solucionar o cálculo renal e o médico é que dirá qual é a mais adequada para cada paciente. Veremos a seguir as mais utilizadas.

O que é Cálculo Renal?

A litíase renal, como também é chamado o cálculo renal, consiste num acúmulo sólido de sais nos rins que geralmente se deslocam pelo trato urinário até serem expelidos pela uretra durante a micção. Esta é uma condição bem dolorosa e, dependendo do tamanho das pedras formadas, o paciente pode necessitar de intervenção médica. 

Além da dor que se concentra na lateral das costas, na região lombar, o paciente pode apresentar vômitos, hematúria (presença de sangue na urina), dificuldades e desconfortos durante a micção,  febre e outros sintomas. O diagnóstico é realizado principalmente através de exames de imagem.

As causas mais comuns conhecidas incluem o baixo consumo de líquidos, dietas muito ricas em sais e proteínas, pessoas que seguram a urina por longos períodos, anatomia diferenciada dos órgãos que compõem o sistema urinário, entre outras.

calculo renal

Como Tratar a Litíase Renal?

O tratamento para cálculo renal é individual para cada caso. Confira de modo geral como funciona o tratamento passo-a-passo:
1 - Tratamento da Cólica Renal
O aumento na ingestão de líquidos nem sempre é recomendado, pois em casos mais graves, onde há pedras que estão obstruindo os canais de passagem da urina, um volume maior de água irá aumentar as dores e até piorar o quadro de cólica renal paciente. Já em situações mais simples, a ingestão de líquidos irá auxiliar na saída dos cálculos.
2 - Medicamentos para Cáculo Renal
O médico também poderá prescrever medicamentos para o alívio das dores e para auxiliar na dissolução das pedras. Vale lembrar que nem todo fármaco é recomendado em crises de litíase renal, isto porque alguns podem aumentar ainda mais os níveis de sais no sangue. Consulte sempre um médico e evite a automedicação.
3 - Remoção do Cálculo Renal
As demais técnicas de tratamento para cálculos renais são mais sérias e mais invasivas, sendo adotadas em casos mais graves, de pedras de maior tamanho, onde o paciente não consiga expelir de maneira natural, sendo necessária a remoção ou pulverização dos cálculos. Vejamos alguns desses procedimentos a seguir.

agende sua consulta colombo

Litotripsia Renal Extracorpórea

Esta técnica é realizada com o auxílio de um aparelho que emitirá ondas de choque que irão fragmentar os cálculos, possibilitando a saída dos mesmos durante a micção posterior do paciente. É também chamada de litotripsia extracorpórea pois não é invasiva em nenhum momento, sendo a energia aplicada por fora do corpo. 

Está indicada em casos de pedras um pouco maiores, onde o organismo não consegue mandá-las para fora por conta do tamanho. O procedimento é desconfortável, podendo causar dores, e por isso o paciente é medicado antes do início da técnica.   

Apresenta altas taxas de sucesso, mas caso o problema persista, o médico irá recorrer a outros procedimentos, até mesmo cirúrgicos.

Cirurgia Endoscópica para Cálculo Renal

Esta cirurgia é realizada por meio de um instrumento chamado ureteroscópio, que é introduzido pela uretra e guiará o médico até a localização do cálculo ao longo do trato urinário. As pedras são quebradas em fragmentos menores com o uso de laser e podem ser retiradas pelo próprio profissional no momento da cirurgia com o uso de outros instrumentos. 

Este método é recomendado no casos de pedras muito grandes e evita que o paciente tenha que passar por cirurgias maiores, com abertura da cavidade abdominal. 

Cirurgia Percutânea de Cálculo Renal

É um tipo de cirurgia minimamente invasiva, realizada através de incisões pequenas nas costas do paciente, onde o médico irá introduzir os instrumentos, tendo acesso aos cálculos para fragmentá-los e retirá-los. É feito o uso do ureteroscópio, que é equipado com uma câmera, e a fragmentação das pedras pode ser feita com o uso de laser, ondas de choque ou de maneira mecânica.

É recomendada para casos de cálculos grandes ou que estejam localizados em regiões difíceis de serem acessadas. É importante que o médico urologista que irá realizar o procedimento seja experiente, evitando complicações.

Conclusão

A litíase renal é um problema que acomete muitas pessoas todos os anos. Pode se apresentar de maneiras diferentes em cada paciente, sendo a avaliação médica muito importante para a decisão de melhor tratamento. Existem diversos métodos para tratar o cálculo renal e tudo depende do quadro clínico do paciente.


Deseja consultar um urologista para uma avaliação? Entre em contato e Marque um horário.

Procurando atendimento especializado em urologia e cirurgia robótica?
Entre em contato conosco pelo link abaixo