Câncer de testículo: Guia do diagnóstico a cirurgia
Baixe o nosso e-book gratuito e saiba tudo sobre o câncer de testículo, do diagnóstico até o dia da cirurgia.
Embora o câncer de testículo possa ser uma doença assustadora para muitos homens, existem medidas que você pode tomar para vencer esta condição.
Por isso, no artigo de hoje, explicaremos como reconhecer os sinais do câncer de testículo, bem como as principais causas desta condição, tratamentos e chances de cura.
Você também pode baixar, gratuitamente, o nosso e-book, a fim de esclarecer todas as suas dúvidas sobre o câncer de testículo, já que lá explicaremos tudo, do diagnóstico à cirurgia. Boa leitura!
O que é câncer de testículo?
O câncer de testículo é uma doença que afeta o sexo masculino em todo o mundo mas, principalmente, homens entre 15 e 50 anos de idade.
Embora não seja evitável, existem medidas que podem fazer o diagnóstico precoce. Uma delas é o auto-exame periódico dos testículos.
Esta técnica serve para avaliar quaisquer alterações na estrutura, tamanho e sensibilidade do escroto, pois pode indicar a presença de alguma anormalidade.
Quais os sintomas do câncer de testículo?
Os homens devem ficar atentos a qualquer dos sintomas abaixo e, caso perceba qualquer irregularidade, deve procurar o seu urologista de confiança imediatamente, para receber um diagnóstico precoce e direcionar o melhor tratamento para lidar com a doença.
- Caroço ou inchaço no testículo;
- Dor nos testículos;
- Urina com sangue;
- Dor nos rins e dor na pelve;
- Fadiga;
- Perda de peso;
- Falta de ar.
O diagnóstico precoce e o tratamento adequado aumentam significativamente as chances de cura do câncer de testículo, podendo fazer uma grande diferença para a saúde e o bem-estar dos homens.
Quais as causas do câncer de testículo?
Apesar de não haver uma única causa específica para este tipo de câncer, alguns fatores podem aumentar o risco.
Estes fatores incluem a história familiar de câncer de testículo, criptorquidia, isto é, a permanência do testículo fora da bolsa escrotal depois do nascimento, bem como infertilidade, algumas síndromes genéticas raras, traumas crônicos e história da doença no passado.
Contudo, as variações genéticas também foram sugeridas como fatores de risco para o desenvolvimento deste tipo de câncer.
Se é feito um seguimento adequado, através da observação dos testículos regularmente para detectar sinais de câncer de testículo, é muito mais provável que se possa identificar qualquer câncer de testículo nos estágios iniciais, o que aumenta a chance de um tratamento bem sucedido.
Como saber se o câncer de testículo está avançado?
Se não detectado precocemente, é provável que o câncer avance e cause complicações.
Os principais sinais de avanço do câncer de testículo incluem dor no abdômen ou na parte inferior das costas, fadiga, sudorese e inchaço dos testículos. Se os sintomas piorarem ou persistirem, é recomendável que você procure um médico para avaliação.
Os exames de imagem, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética podem ajudar a determinar se o câncer passou para outros órgãos.
O câncer de testículo avançado necessita de tratamento e orientações específicas para obter um resultado satisfatório. O tratamento pode incluir além da orquiectomia, que é a cirurgia para o tratamento do câncer de testículo, tratamento sistêmico através da quimioterapia..
O urologista também pode prescrever medicamentos para controlar os sintomas que, nesses casos, diminuem muito a qualidade de vida do homem quando não são tratados.
Todavia, consultas médicas regulares são necessárias para que seja feito um tratamento adequado para o câncer de testículo avançado.
Quais as chances de cura do câncer de testículo?
Felizmente, as chances de cura do câncer de testículo são muito boas quando o diagnóstico é feito rápido e o tratamento é iniciado em tempo hábil.
Para os casos de câncer na fase inicial, as chances de cura são muito altas, cerca de 95%.
É importante notar que esses índices de cura dependem do tipo de tratamento adotado, bem como da resposta do paciente ao tratamento.
Por isso, é importante que você consulte seu médico urologista para obter as melhores opções para tratamento e cura do câncer de testículo.
Câncer de testículo: Guia gratuito do diagnóstico a cirurgia
Se você está procurando informações sobre como deve ser realizada a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer de testículo, baixe agora mesmo nosso novo e-book, “Câncer de testículo: Guia gratuito do diagnóstico à cirurgia”, e obtenha as respostas para todas as suas perguntas.
Esta ferramenta, única e gratuita, reúne todas as informações necessárias para que você possa entender o que é o câncer de testículo e tomar as melhores decisões possíveis para o seu tratamento.
Conclusão
O câncer de testículo é um câncer que surge nas células dos testículos e, que pode atingir, qualquer homem, embora ocorra com maior frequência em homens de 15 a 50 anos.
Dentre os fatores que aumentam a incidência da doença, destacam-se, casos familiares de câncer de testículo, criptorquidia, infertilidade, algumas síndromes genéticas raras, traumas crônicos e história da doença no passado.
Os sintomas do câncer de testículo são muito variáveis, mas os principais incluem principalmente um caroço ou inchaço no testículo e dor nos testículos.
Por isso, é importante que os homens estejam atentos a qualquer alteração em seus testículos e procurem um médico urologista imediatamente, para realizar exames regulares.
O diagnóstico precoce é vital para o tratamento do câncer de testículo, pois leva a um prognóstico mais favorável.
Ficou com alguma dúvida? Agende sua consulta com o Dr. José Roberto Colombo Jr, especialista no tratamento do câncer de testículo.