Câncer no Rim: Nefrectomia robótica para neoplasia renal
Existe cura para o câncer no rim? Conheça a nefrectomia robótica, uma das mais modernas técnicas cirúrgicas para o tratamento do tumor renal, baixando este e-book.
O câncer no rim é um dos mais frequentes do sistema urinário, afetando principalmente homens adultos com mais de 50 anos. Seus sintomas, muitas vezes, são evidentes apenas em etapas mais avançadas.
Por isso, costuma-se tratar o câncer no rim com a cirurgia de remoção do tumor, pois esta é uma condição complexa e, frequentemente, resistente a outros métodos.
Nesse sentido, o tratamento padrão ouro para diversos tipos de câncer no rim é a nefrectomia robótica.
Nos últimos anos, a nefrectomia robótica assistida se consolidou como uma opção de tratamento cada vez mais segura, oferecendo aos pacientes várias vantagens.
Neste artigo, vamos explorar as principais diferenças entre a nefrectomia robótica e a abordagem tradicional, discutindo a segurança, os recursos e as vantagens envolvidas neste tipo de técnica cirúrgica.
Também disponibilizamos um e-book completo, com as principais dúvidas sobre o câncer no rim, bem como da nefrectomia por robótica. Boa leitura!
Como a tecnologia robótica ajuda no tratamento do câncer no rim
A tecnologia robótica possibilita uma cirurgia minimamente invasiva com pequenas incisões, ao contrário da cirurgia aberta que requer grandes cortes na lateral do abdômen do paciente.
Dessa forma, é possível garantir ao paciente menor hospitalização e um melhor pós-operatório, facilitando a retomada das atividades rotineiras com mais rapidez.
Na nefrectomia parcial robótica, a recuperação é curta: 2-3 semanas, ao invés de 6-8 das cirurgias abertas.
Com o uso da visão 3D, a imagem dos órgãos a serem operados é ampliada, fazendo com que os movimentos dos braços robóticos sejam mais precisos, facilitando a dissecção em campos cirúrgicos estreitos e profundos, a partir de um console altamente moderno.
No entanto, apenas o uso de robôs não garante sucesso em cirurgias: é necessário ter cirurgiões altamente treinados e equipes integradas para garantir os melhores resultados.
Dr. José Roberto Colombo Jr: especialista em câncer no rim e nefrectomia robótica
Com vários anos de experiência na prática da nefrectomia parcial e total, o Dr. José Roberto Colombo Jr. é um dos principais especialistas em São Paulo no tratamento de câncer no rim, sendo pioneiro na realização de nefrectomia por robótica, tendo realizado dezenas de procedimentos ao longo da sua jornada.
O Dr. José Roberto Colombo Jr. tem a sua graduação e doutorado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) São Paulo, com especialização em Cirurgia Robótica e Minimamente Invasiva fora do país.
Hoje, ele é Médico referência do Epicentro de Cirurgia Robótica em Urologia do Hospital Israelita Albert Einstein.
Com certeza é um profissional que pode te ajudar na luta contra a doença, ao proporcionar um atendimento humanizado, sendo um especialista em câncer no rim credenciado nos principais hospitais do país.
Para te ajudar a esclarecer possíveis dúvidas que você possa ter sobre o câncer no rim, bem como a nefrectomia robótica, o Dr. José Roberto Colombo Jr. disponibilizou, um e-book que aprofunda nestes assuntos, onde você poderá encontrar temas, como:
- Rim: suas funções e importância;
- Câncer no rim sintomas mais comuns, diagnóstico e prognóstico;
- Fatores de risco para o câncer no rim;
- Tratamentos para o câncer no rim: terapias ablativas, nefrectomia parcial e total;
- A cirurgia para tratamento do câncer de rim tem efeitos colaterais?
- Quais os cuidados após uma nefrectomia robótica?
- Quais os riscos de uma nefrectomia robótica?
- O que comer depois da retirada de um rim?
- Quanto tempo de repouso após a retirada de um rim?
E muito mais!
Conclusão
Para tratar o câncer no rim, a cirurgia, chamada nefrectomia, é um dos tratamentos mais utilizados.
Na nefrectomia assistida por robô, o cirurgião utiliza um sistema robótico para realizar o procedimento. O cirurgião comanda o robô reproduzindo seus movimentos por meio de uma câmera 3D, que garante uma posição adequada e precisão na movimentação.
A cirurgia robótica pode ser aplicável em qualquer estágio da doença e em tumores maiores, desde que o cirurgião seja capacitado.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a nefrectomia robótica e, quer tirar mais dúvidas sobre esta técnica cirúrgica altamente moderna, para o tratamento de câncer no rim?
Você pode baixar nosso e-book gratuito que tem caráter meramente informativo, não possuindo a intenção de substituir a consulta com um especialista.
Para ter uma avaliação individualizada, agende a sua consulta com o Dr. José Roberto Colombo Jr., especialista em cirurgia robótica para o tratamento do câncer no rim.