Skip to main content

Cirurgia de Próstata: 4 Diferenças entre Adenomectomia e Cirurgia Transuretral

Entenda as 4 principais diferenças entre a adenomectomia e a cirurgia transuretral, duas cirurgias de próstata para o tratamento da HPB. 

A adenomectomia e a cirurgia transuretral são duas das principais operações para tratar os problemas da próstata, mais especificamente, a hiperplasia prostática benigna, condição pela qual daremos maior destaque no conteúdo de hoje. 

Nesse sentido, embora a adenomectomia e a cirurgia transuretral tenham objetivos semelhantes, existem diferenças significativas entre elas. 

Neste artigo, onde você também vai poder baixar um infográfico, discutiremos quatro principais diferenças entre esses dois procedimentos cirúrgicos, para ajudar você a entender melhor qual a opção de tratamento mais adequada para o seu caso. 

Tenha uma excelente leitura! 

banner-cirurgia-de-prostata.jpeg

Cirurgia de próstata para o tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna

A hiperplasia prostática benigna (HPB), é um problema de saúde comum entre os homens com mais de 50 anos. 

Os sintomas mais frequentes dessa condição são dificuldade e ardor para urinar, enfraquecimento do jato urinário, urinar diversas vezes durante a noite, bem como uma sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, pois a próstata aumenta de tamanho, comprimindo a uretra. 

Alguns dos tratamentos típicos para a HPB incluem, na maioria das vezes, o uso de medicamentos, bem como a cirurgia, para remover a parte interna da glândula prostática. 

Dentre os benefícios da cirurgia de próstata, estão, a melhora da função urinária, redução dos sintomas da HPB e prevenção de complicações graves, como a  insuficiência renal. 4 Diferenças entre adenomectomia e cirurgia transuretral

A adenomectomia e a cirurgia transuretral são duas cirurgias de próstata comumente realizadas no tratamento da HPB. 

Embora ambas possam promover os mesmos resultados, há algumas diferenças importantes na forma como são realizadas. Entenda melhor:

1. Abordagem cirúrgica 

A abordagem cirúrgica é um dos principais fatores a se considerar ao selecionar uma das cirurgias. 

Na adenomectomia, a cirurgia é através de pequenas incisões no abdome, utilizando-se o sistema robótico, e é utilizada em próstatas maiores que 100g e quando há necessidade de outras cirurgias associadas, muito frequentemente as correções de hérnias inguinais. 

Na cirurgia transuretral a cirurgia é realizada pela uretra (canal da uretra) sem cortes ou incisões e normalmente é utilizada em próstatas menores.

2. Tempo de cirurgia

O tempo operatório é normalmente um pouco menor na cirurgia transuretral, dependendo obviamente do tamanho da próstata, técnica utilizada e presença de cirurgias associadas.

3. Risco de complicações 

Em ambas as cirurgias, as potenciais complicações são sangramentos e processos infecciosos.

4. Tempo de recuperação 

Após a adenomectomia, o paciente permanece com a sonda na bexiga por 5-7 dias e pode retornar às atividades físicas em 3 semanas do procedimento. Na cirurgia transuretral o paciente permanece com a sonda por 1-3 dias e deve evitar exercícios físicos e atividade sexual por 4 semanas.

Você deve ter observado que, embora a adenomectomia e a cirurgia transuretral sejam cirurgias de próstata comuns, elas possuem algumas diferenças importantes. 

Os pacientes devem discutir as opções com o seu médico urologista para determinar qual o melhor tratamento para o caso, levando em consideração estes fatores que citamos e, claro, o caso específico a ser considerado. 

Vale ressaltar que, em ambos procedimentos, a cirurgia robótica consegue garantir ao paciente vários benefícios, dentre eles, menos sangramento e dor durante o pós-operatório, melhores resultados estéticos, além de retorno mais rápido às atividades cotidianas.

agende sua consulta colombo

Conclusão 

A cirurgia de próstata, que pode ser a adenomectomia ou a cirurgia transuretral, é realizada para tratar a hiperplasia prostática benigna, que é uma condição comum em homens acima dos 50 anos.

As quatro principais diferenças entre a adenomectomia e a cirurgia transuretral são a abordagem cirúrgica, a extensão da cirurgia, o risco de complicações e o tempo de recuperação. 

O tempo de recuperação da cirurgia de próstata depende de vários fatores, como o estado de saúde geral e a rotina do paciente, sendo que com um tratamento adequado, o período pode ser reduzido. 

Através das orientações individuais do médico urologista, é possível estabelecer um caminho para uma recuperação saudável e rápida da cirurgia de próstata, bem como reduzir possíveis riscos associados à adenomectomia ou a cirurgia transuretral. 

Você ficou com dúvidas? Deseja saber se a adenomectomia, ou a cirurgia transuretral, podem ser consideradas em seu caso, para o tratamento da HPB? Agende sua consulta com o Dr. José Roberto Colombo Jr, urologista especialista em adenomectomia robótica. 

Procurando atendimento especializado em urologia e cirurgia robótica?
Entre em contato conosco pelo link abaixo