Skip to main content

Cisto no Rim: o que é, indicações e quando buscar um especialista

Quais as causas de um cisto no rim? Quando um cisto no rim pode ser câncer? Que médico devo procurar?

Os rins estão localizados na região posterior do abdômen e desempenham diversas funções essenciais para a manutenção da vida humana. 

Dentre as suas atribuições mais importantes, vale destacar que são eles os responsáveis por filtrarem o sangue para eliminar substâncias nocivas ao organismo, além de controlarem os níveis de sal do corpo e regular a pressão arterial. Devido a relevância desses órgãos, é necessário conhecer quais são as possíveis doenças que podem comprometê-los. 

Por isso, hoje iremos falar sobre o cisto no rim, um problema que pode atingir pessoas de ambos os sexos à medida que elas envelhecem e na maioria das vezes não é motivo de grande preocupação. No entanto, em alguns casos, pode estar associado a doenças com potencial gravidade. Continue sua leitura para saber mais! 

O que é cisto no rim? 

Cistos são acúmulos de fluído que se formam nos rins. Sua origem ainda não foi esclarecida. Normalmente estão relacionados ao envelhecimento e mais da metade da população acima de 60 anos podem sofrer desta condição.

Eventualmente, o cisto no rim pode estar associado a doenças graves, que podem inclusive comprometer a função renal. No entanto, na maioria dos casos, o cisto no rim é benigno, ou seja, que raramente se complica.

infeccao urinaria

Quais são os sintomas de cisto no rim?

Normalmente, quando o cisto no rim é pequeno, a pessoa não apresenta sintomas. Por serem assintomáticas, essas pessoas podem passar vários anos sem saber que possuem cisto renal. A descoberta aparece quando é realizado exames de rotina como ultrassonografia ou tomografia computadorizada, por exemplo.

No entanto, em casos onde os cistos são maiores e mais complexos, algumas alterações clínicas podem ser percebidas. Dentre elas: 

  • Dor lombar;
  • Sangue na urina; 
  • Pressão arterial aumentada; 
  • Infecções urinárias frequentes.

De modo geral, quando o cisto no rim provoca sintomas, é devido ao seu crescimento excessivo. Nesses casos, é necessário buscar a orientação de um especialista.

Quais as causas do cisto no rim?

Geralmente, o surgimento do cisto no rim possui causas genéticas, que nestes casos são múltiplos e bilaterais. A idade também é determinante para o aparecimento do cisto no rim, já que pessoas acima dos 60 anos têm maior propensão ao desenvolvimento da doença. A causa pode ainda ser indeterminada ou sem motivo aparente. 

Como é feito o diagnóstico de cisto no rim?

Na maioria das vezes, o cisto no rim não causa nenhum sintoma e no exame físico ele não tem o tamanho suficiente para ser palpável. 

Por isso, o cisto no rim geralmente é detectado ocasionalmente, durante exames rotineiros de imagem, que podem ser a ultrassonografia, tomografia computadorizada ou a ressonância magnética. 

Quando um cisto no rim pode ser câncer?

O cisto no rim é, na maioria dos casos, de origem benigna e não possui a capacidade de provocar metástases. No entanto, é necessário entender que alguns deles podem sim evoluir para um câncer renal.

Atualmente, para melhor investigar os casos de maior risco, existe uma classificação que consegue separar os cistos renais entre simples ou complexos. 

Esta classificação se chama Bosniak e sua divisão de gravidade leva em consideração, as características que são identificadas nos cistos, através de exames de tomografia ou ressonância magnética. 

  • Cistos renais simples: Bosniak I e II;
  • Cistos renais complexos: Bosniak IIF, III e IV.

O risco do cisto ser maligno e se desenvolver para um câncer renal está diretamente ligado à sua nota. 

agende sua consulta colombo

Como é realizado o tratamento do cisto no rim? 

O tratamento deve ser personalizado e realizado de acordo com o tamanho e a gravidade do cisto.

Em casos onde os cistos são simples, pode ser necessário apenas acompanhamento periódico com o médico especialista, para que ele possa verificar através das consultas, se houve crescimento do cisto no rim ou se surgirem sintomas.

Em casos em que os cistos causam sintomas no paciente, ou quando a classificação de Bosniak é III ou IV, onde existe uma chance de malignidade de 50% e um risco significativo do desenvolvimento de câncer, o tratamento é totalmente necessário. 

O tratamento é realizado com a retirada total do cisto, realizada através do acesso laparoscópico ou robótico, procedimentos poucos invasivos. 

Agende uma consulta para realizar um diagnóstico e conheça as opções de tratamento para cisto no rim.

Cisto no rim: Quando é indicado buscar um especialista?

Se você está com suspeita de cisto no rim, é importante agendar uma consulta com o seu urologista. O urologista irá avaliar a causa do cisto e orientar o melhor tratamento.

Se você apresenta alguns dos sintomas de cisto de rim que listamos acima, é importante ir ao médico para fazer uma avaliação.

A maioria dos cistos no rim não causa sintomas e desaparece sozinho. No entanto, é importante ir ao médico para fazer um exame de sangue para medir a creatinina. Essa medida é importante para avaliar a função dos rins.

Conclusão 

O cisto no rim pode ser provocado por diferentes motivos, sendo a genética e a idade avançada, as causas mais comuns. 

Na maioria dos casos, o cisto é benigno e não necessita de tratamento. Contudo, em algumas pessoas, pode ser necessário a retirada total do cisto, realizada através de uma cirurgia laparoscópica ou robótica, procedimentos muito menos invasivos que uma cirurgia convencional.

Dúvidas? Saiba mais agendando aqui a sua consulta

 

Procurando atendimento especializado em urologia e cirurgia robótica?
Entre em contato conosco pelo link abaixo