Cisto no Rim pode virar câncer? Mitos e verdades

É mito ou verdade que o cisto no rim pode ser um tumor? Em qual situação você deve se preocupar? Descubra no artigo de hoje.

Você já ouviu falar que um cisto no rim pode evoluir para um câncer?

Muitos pacientes que sofrem de cistos renais ficam preocupados que eles possam se transformar em uma doença maligna.

Por isso, criamos este post, que tem como objetivo desmistificar algumas ideias erradas sobre o cisto no rim e esclarecer os riscos reais de desenvolver um tumor desse tipo.

Também vamos esclarecer mais algumas verdades, bem como mitos, muito comuns sobre o cisto no rim. Boa leitura!

O que é cisto no rim?

Os rins ocupam uma função muito relevante no organismo humano, pois são os órgãos responsáveis pela filtração do sangue, controle dos níveis de sal e ajudam a regular a pressão arterial.

Algumas condições, como cistos, podem comprometer as suas funcionalidades.

É o caso, dos cistos renais, que são lesões geralmente redondas, com conteúdo interno líquido, e que aparecem com mais frequência à medida que a pessoa envelhece, sendo mais comumente encontrado no sexo masculino.

O cisto renal é diagnosticado através de exames de imagem, como a ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Na maioria das vezes, os cistos são encontrados por acaso, quando o paciente vai ao médico urologista  e faz os exames de rotina ou por outros motivos.

Quais os sintomas de cisto no rim?

Os cistos no rim podem ser assintomáticos, mas quando começam a crescer existem alguns sintomas que devem ser notados.

Entre os sintomas possíveis do cisto no rim, estão:

• Febre;
  • Hematúria (sangue na urina);
  • Pressão alta a depender do caso;
  • Dor nas costas e abdômen.

Náuseas e vômitos também podem indicar a presença de um cisto no rim. Se você sentir algum desses sintomas, procure assistência médica imediatamente.

Qual a causa do cisto no rim?

Não existe uma causa definida para o aparecimento dos cistos renais simples e solitários.

Contudo, a causa mais comum para o desenvolvimento de cistos múltiplos, que aparecem mais raramente e que podem causar prejuízo no funcionamento do rim, é a genética.

Se sua família tem histórico de cistos nos rins, é possível que você também desenvolva.

Qual o tratamento para cisto no rim?

O tratamento do cisto no rim vai depender de alguns fatores, dentre eles, do tamanho e da gravidade do cisto, mas pode incluir procedimentos como drenagem, punção e cirurgia.

É importante que todos os pacientes que apresentem um cisto no rim sejam acompanhados por seu médico urologista de confiança, para controlar a condição.

Se o cisto for detectado precocemente, existem tratamentos que podem ajudar a evitar complicações.

Mitos e verdades sobre cisto no rim

A seguir 3 mitos e verdades sobre cisto no rim.

Todo cisto no rim precisa de cirurgia

Mito.

Algumas pessoas podem acreditar que todos os cistos nos rins precisam ser removidos.

Esta é uma crença equivocada. Na verdade, muitos cistos nos rins são assintomáticos e não precisam ser removidos.

Seu médico urologista pode observar o cisto regularmente para confirmar que não mudará de tamanho ou forma e, caso for encontrado uma anormalidade, aí sim a cirurgia pode ser indicada.

Cisto no rim pode virar câncer

Embora seja uma preocupação comum entre pacientes e familiares, essa afirmação é, em sua maior parte, equivocada.

A verdade é que o cisto no rim pode levar à formação de tumores, mas não é tão frequente.

Por isso é importante que um médico urologista possa fazer um acompanhamento que permita detectar sinais que possam indicar câncer.

O Angiomiolipoma é um tumor benigno que geralmente se desenvolve nos rins

Verdade.

O angiomiolipoma renal, trata-se de um tumor benigno, composto por fibras musculares, gordura e vasos sanguíneos.

Muitas vezes ele passa despercebido pelo paciente, já que não provoca sintomas. Contudo, quando seu tamanho ultrapassa os 4 cm, alguns sinais podem surgir, dentre eles:

• Dor nas costas;
  • Sangue na urina;
  • Pressão alta;
  • Dor na lateral do abdômen,
  • Infecção urinária frequente.

O melhor tratamento é determinado de acordo com a localização, tamanho e outras características do angiomiolipoma.

Nos casos em que sua dimensão ultrapassa os 4 cm, pode ser indicada a cirurgia, para remoção do angiomiolipoma, que pode ser realizada de maneira minimamente invasiva, garantindo uma recuperação rápida e tranquila para o paciente.

Existem alguns mitos a serem desmistificados sobre cistos nos rins.

Estes incluem a crença de que todo cisto no rim é canceroso e que todos precisam ser removidos.

O angiomiolipoma é um tumor benigno que pode atingir o rim mas, para diagnóstico e tratamento precisos, um urologista oncológico deve ser consultado.

Se você desconfiar que pode estar com cisto no rim, é importante procurar ajuda de um urologista imediatamente para evitar complicações. Agende agora mesmo sua consulta com o Dr. José Roberto Colombo.