Skip to main content

Câncer de próstata: importância do diagnóstico precoce

Você já deve ter ouvido falar que o câncer de próstata deve ser descoberto precocemente, mas sabe como isso é feito e qual a sua real importância?

A próstata é uma glândula exócrina presente apenas no sexo masculino, responsável pela produção de parte do líquido seminal em que se encontram os espermatozóides na ejaculação. Muitos homens, a partir de uma certa idade, passam a apresentar problemas nessa glândula, como neoplasias, por exemplo.

O câncer de próstata é maligno e deve ser tratado o mais rapidamente possível, apresentando risco de metástase, onde há disseminação para mais partes do corpo. Um médico deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento adequados, como veremos a seguir.

Sumário:

  • Câncer de próstata.
  • Como realizar o diagnóstico precoce?
  • Por que diagnosticar o câncer prostático precocemente?
  • Em que momento devo fazer exames de pesquisa da doença?
  • Conclusão.

Câncer de próstata

O carcinoma prostático é uma patologia recorrente entre os homens, sendo o segundo tipo de câncer que mais mata pessoas do sexo masculino. É caracterizado pela multiplicação desenfreada das células que compõem o tecido da próstata, que pode ser lenta e gradual ou rápida, podendo gerar metástase. 

Esse câncer pode ser classificado em estágios de I a IV, dependendo de vários fatores, como sua disseminação ou não para tecidos adjacentes ou distantes. Isso irá mostrar se o carcinoma é mais agressivo ou não, e se está ainda no início de seu desenvolvimento ou já é mais avançado.

Como realizar o diagnóstico precoce?

O diagnóstico precoce se inicia com a observação de possíveis sinais e sintomas e ocorre de fato a partir da ida ao médico, com a realização de avaliações e exames mais específicos. Vale lembrar que nem todo homem com o carcinoma apresenta sintomas da doença, uma vez que ela se dá de maneiras diferentes em cada pessoa.

Os exames preventivos mais indicados são: 

  1. Exame de toque retal: realizado pelo médico urologista, que poderá avaliar alterações de tamanho e de textura da glândula.
  2. Exame de PSA: feito a partir da coleta de amostra de sangue, onde será feita a avaliação da quantidade de antígeno prostático específico, que se apresentará em dosagens mais altas do que o normal em casos onde há alterações da próstata.
  3. Biópsia da próstata: procedimento cirúrgico, realizado somente em casos de necessidade, onde haja uma grande suspeita de carcinoma. Este é o exame que dará a certeza do diagnóstico, mas é feito somente em alguns casos, por ser invasivo.

É válido ressaltar que, mesmo havendo alterações detectadas a partir dos dois primeiros exames citados, o diagnóstico definitivo de câncer apenas virá por meio de uma biópsia, isso porque existe a hiperplasia prostática benigna, que também pode alterar os resultados. 

Além disso, outros exames podem ser realizados a fim de complementar o diagnóstico, como ultrassom, por exemplo.

Por que diagnosticar o câncer prostático precocemente?

O carcinoma de próstata, como citado anteriormente, apresenta alguns estágios que definem se já é um câncer avançado ou não. Conseguir um diagnóstico no início de seu desenvolvimento aumenta muito as chances de os tratamentos que forem adotados apresentarem sucesso. 

Em estágios mais avançados da doença, as porcentagens de cura diminuem muito, isso porque a área acometida já é maior e as chances de já ter ocorrido metástase também são altas, sendo uma situação preocupante. 

Vale lembrar que o câncer de próstata pode se desenvolver muito rapidamente em algumas pessoas, já em outras não apresentará sintomas e poderá levar anos para atingir estágios de desenvolvimento avançados. Por esse motivo, a prevenção e diagnóstico precoce são tão importantes, aumentando as chances de resolução da patologia.

Em que momento devo fazer exames de pesquisa da doença?

O câncer de próstata atinge, em sua maioria, pessoas com mais de 50 anos de idade. Sendo assim, é recomendada a avaliação e realização de exames de rotina para essa doença a partir dos 40 anos. Porém, homens que possuem histórico próximo na família e pacientes negros apresentam maior predisposiçao e possibilidade de aparecimento precoce dessa patologia. 

Além disso, em casos onde percebe-se sintomas sugestivos, um médico urologista também deverá ser consultado. Os principais indícios são:

  • problemas para urinar, como pausas involuntárias da micção;
  • presença de sangue na urina e/ou durante a ejaculação;
  • permanência da sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro;
  • aumento na necessidade de urinar, principalmente no período noturno;
  • dores e desconfortos durante a micção.

Mais uma vez ressaltamos que existem pacientes que não apresentam qualquer tipo de sintoma e que os que foram citados acima podem estar relacionados a outras patologias prostáticas. De qualquer maneira um profissional deverá ser consultado.

agende sua consulta colombo

Conclusão

O câncer de próstata é uma doença que atinge muitos homens todos os anos e apresenta maiores chances de cura quando descoberta precocemente. Para isso, sintomas devem ser observados e as visitas ao médico especialista em urologia devem ser periódicas para indivíduos acima dos 40 anos e/ou com fatores de predisposição. 

Ficou com alguma dúvida e deseja marcar uma consulta com um urologista? Entre em contato conosco.

Procurando atendimento especializado em urologia e cirurgia robótica?
Entre em contato conosco pelo link abaixo