Prostatectomia robótica: 10 cuidados pré e pós operatórios
As inovações tecnológicas em tratamentos médicos são muito importantes, principalmente para casos mais severos. Conheça a prostatectomia robótica.
Patologias prostáticas são comuns entre os pacientes do sexo masculino que buscam ajuda médica de urologistas. Em alguns casos, cirurgias são necessárias, e a prostatectomia robótica é um exemplo delas. Anteriormente, estes procedimentos eram muito invasivos, com grandes incisões. Com o desenvolvimento tecnológico na área, as cirurgias robóticas passaram a substituir as convencionais.
Para um correto diagnóstico e direcionamento para tratamentos adequados, inclusive os cirúrgicos, é sempre importante visitar um profissional médico especialista na área. Entenda agora mais sobre a prostatectomia robótica e quais os cuidados que o paciente deve tomar.
O que é prostatectomia robótica?
A prostatectomia robótica é um tipo de procedimento cirúrgico realizado em pacientes que apresentem a necessidade de retirada total da próstata, uma glândula presente apenas em pessoas do sexo masculino, que desempenha funções reprodutivas.
Esta cirurgia é realizada por meio de pequenas incisões, com o auxílio de vídeo e de um robô. É um procedimento minimamente invasivo, realizado em ambiente hospitalar. As incisões, de 4 a 6 em média, são realizadas na região inferior do abdômen do paciente, por onde os instrumentos cirúrgicos serão introduzidos, acoplados aos braços robóticos que serão controlados pelo cirurgião.
O procedimento leva em torno de 2 horas para ser concluído, podendo esse tempo variar de acordo com cada caso. O período de internação normalmente é de 1 dia.
Indicações para a prostatectomia robótica
A prostatectomia robótica, como já citamos anteriormente, é uma cirurgia para a retirada da próstata. Sua principal indicação o tratamento do carcinoma prostático (câncer de próstata), sem metástase, com tumores localizados, onde a glândula será removida totalmente, e também para certos casos de hiperplasia prostática benigna avançada, onde a retirada geralmente é parcial.
No caso da hiperplasia prostática benigna, a prostatectomia robótica irá auxiliar na diminuição do tamanho da glândula quando outros tratamentos não tenham sido capazes de conter seu crescimento. Já nas situações cancerígenas, a retirada total da próstata visa a cura do paciente, removendo todas as células tumorais. Por este motivo é importante que o paciente não apresente evidência de metástases.
10 cuidados pré e pós operatórios
Mesmo sendo um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, a prostatectomia robótica exige cuidados do paciente para uma boa realização do procedimento e para uma recuperação adequada.
Os 10 principais cuidados antes e depois do procedimento são:
- Não realizar exercícios físicos de alta intensidade de 2 a 3 dias antes da cirurgia;
- A atividade sexual pode ser mantida;
- Manter uma dieta mais leve na véspera da cirurgia e jejum por um período mínimo de 8h
- Após a cirurgia, no momento em que o médico determinar, é importante o paciente levantar da cama e caminhar pelo quarto;
- Realizar maior ingestão de líquidos;
- Fazer uso correto dos medicamentos que o médico prescrever;
- Retornar ao consultório, geralmente 7 dias após a cirurgia, para a retirada da sonda;
- Não realizar grandes esforços físicos por pelo menos 3 semanas;
- Realizar atividades físicas de intensidade leve, não devendo permanecer muito tempo sentado ou deitado, nem em pé;
- Permanecer com os exercícios de fortalecimento pélvico para o controle da incontinência urinária.
Benefícios da prostatectomia robótica
Para falarmos dos benefícios e vantagens da realização da prostatectomia robótica devemos antes lembrar que, as cirurgias de retirada da próstata eram abertas, isto é, realizadas por meio de grandes incisões no abdômen do paciente. Deste modo, seu primeiro ponto positivo é o de ser realizada através de pequenos cortes, que diminuem a perda sanguínea, cicatrizes e até as chances de infecções, além de encurtar o período em que o paciente necessita ficar internado após a operação.
As demais vantagens também se relacionam com a alta tecnologia do procedimento, que fornece ao médico uma alta precisão no momento da cirurgia, pelo auxílio dos braços robóticos, bem como uma visão tridimensional, de alta nitidez e qualidade, que possibilita inclusive aumentos de imagem. Deste modo, as chances de ocorrerem lesões em tecidos e órgãos adjacentes são muito menores, o que consequentemente diminui também os riscos de sequelas como a incontinência urinária e a dificuldade de ereção.
Conclusão
A prostatectomia robótica é um método cirúrgico de alta tecnologia, que apresenta diversos benefícios aos pacientes que precisam passar pela retirada da próstata. É um procedimento minimamente invasivo, mas ainda assim alguns cuidados devem ser tomados como vimos.
Deseja saber mais sobre a prostatectomia robótica? Marque uma consulta.