Skip to main content

Sangue na urina é grave? Veja o que pode ser

A presença de sangue na urina acaba assustando, não é mesmo? Mas você sabe quais são as possíveis causas? Iremos explicar a seguir.

A hematúria, nome técnico dado a situações onde ocorre a presença de sangue na urina, é um problema que quando ocorre deixa o paciente muito preocupado. Não existe uma só causa para essa situação, logo existem diversos tratamentos específicos para cada caso. A presença de sangue na urina serve de indicativo para que o paciente investigue a presença de alguma doença, sendo sempre importante procurar a avaliação médica, principalmente de um urologista.

O que é hematúria?

A hematúria é a presença de hemácias na urina, ou seja, o aparecimento de sangue. Pode ser percebida através da mudança de coloração da urina para tons geralmente rosados e até mesmo no papel higiênico após a micção. Existem também os casos onde o problema só é percebido no exame de microscopia, ou seja, não é visto a olho nú.

Este problema pode aparecer não sendo acompanhado de outros sintomas, mas pode ser indicativo de algumas patologias ou situações onde há algo de errado com o corpo. Em alguns casos pode ser grave e em outros não. Veremos as principais situações aqui neste artigo.

calculo renal

Principais causas do aparecimento de sangue na urina

Devemos entender que a hematúria não é uma doença, mas sim um sintoma de alguma possível patologia. As causas são muito diversas, podendo indicar situações alarmantes ou não. As principais são:

  • Infecção urinária: situação preocupante, pois quando chega-se ao ponto do aparecimento de hematúria, pode significar que um processo já avançado de infecção se instalou, com grande presença de bactérias e acometimento dos órgãos do sistema urinário.
  • Cálculo renal: neste caso, o sangue na urina pode não ser motivo de preocupação na maioria dos casos, pois o movimento do cálculo pelo trato urinário pode causar lesões e consequentes sangramentos. A migração do cálculo renal geralmente é acompanhada de dores que levam o paciente a procurar um hospital. Cada situação deve ser avaliada individualmente.
  • Câncer: o sangue na urina servirá de indicativo para a pesquisa de câncer de próstata, câncer de rim e câncer de bexiga. Se tratam de casos mais graves.
  • Hiperplasia prostática benigna: situação que ocorre somente com pessoas do sexo masculino.
  • Uso de alguns medicamentos: o médico que receitou deverá ser avisado para que a melhor conduta seja tomada.

Sintomas que acompanham o sangue na urina

Sinais e sintomas podem ou não acompanhar a hematúria, isso porque, como já citado anteriormente, o sangue na urina aparece por diversos motivos diferentes.

Em casos onde é sugestivo de alguma doença, os principais sintomas observados são dor durante a micção, desconforto pélvico, dores nas costas, problemas para urinar, entre outros. Tudo dependerá de qual patologia está presente.

Caso o paciente observe o sangue na urina de maneira isolada, deve buscar ajuda médica igualmente para uma investigação.

Quais exames devo fazer?

Os exames que devem ser realizados dependerão da suspeita que o médico tenha de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente, porém exames de sangue e urina são os mais solicitados para comprovar ou descartar a presença de infecções. Exames de imagem também são muito importantes, como a tomografia/ressonância, para uma avaliação mais completa, possibilitando a identificação do problema nos casos de tumores, cálculos renais, entre outros.

Vale ressaltar que alguns pacientes procuram ajuda médica por conta dos sintomas, como dores e desconfortos, e somente após o exame de urina é que a hematúria é identificada. Nesses casos, o sangue presente na urina não é visto pelo paciente, mas sim apenas microscópicamente. A causa também deve ser investigada.

agende sua consulta

Como é feito o tratamento?

O tratamento, quando necessário, será realizado de acordo com o diagnóstico que o médico tenha feito. Podemos citar como exemplo as situações onde a infecção urinária é constatada. O paciente terá sido orientado a realizar um exame de urocultura para a identificação da bactéria e, após isso, o antibiótico correto será receitado. A cura do problema dependerá do diagnóstico e da realização correta do tratamento que será especificamente recomendado pelo profissional médico.

Conclusão

A presença de sangue na urina deve ser vista como um alerta de que algo não vai bem no organismo do paciente. Existem casos graves, mas só quem irá constatar isso será o médico. Nunca realize autodiagnóstico. Marque já sua consulta!

Procurando atendimento especializado em urologia e cirurgia robótica?
Entre em contato conosco pelo link abaixo