Skip to main content

Adrenais: Sintomas, causas e tratamentos de tumores suprarrenais

O que são tumores adrenais, sintomas e qual o tratamento mais indicado por especialistas? A seguir, responderemos as dúvidas mais comuns. 

Os tumores adrenais são massas anormais que se desenvolvem nas glândulas suprarrenais.  Essas glândulas estão localizadas acima dos rins e produzem vários hormônios, incluindo o cortisol e a aldosterona.  Quando um tumor se desenvolve em uma dessas glândulas, ele pode interferir na produção de hormônios e causar diversos sintomas.  Os tumores suprarrenais podem ser benignos (não cancerosos) ou malignos (cancerosos).  Embora os tumores benignos sejam mais comuns, os malignos tendem a ser mais graves e podem se espalhar para outras partes do corpo. A adrenalectomia laparoscópica é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que tem se mostrado eficaz no tratamento de tumores adrenais. 

Neste artigo vamos abordar os principais sintomas, as causas e tratamentos dos tumores adrenais. Acompanhe este artigo até o final e esclareça as suas principais dúvidas. Boa leitura! 

O que são tumores adrenais? 

Os tumores adrenais, como mencionamos anteriormente, são massas anormais que se formam nos glândulas suprarrenais.  As glândulas adrenais ficam localizadas acima dos rins, são divididas entre a medula e o córtex, e fazem parte do sistema endócrino. Elas produzem vários hormônios, incluindo a adrenalina, que ajuda o corpo a lidar com situações de estresse. 

Os tumores adrenais podem ser benignos, que não se espalham para outras partes do corpo, ou malignos, que é quando eles podem se espalhar. Os tumores benignos são muito mais frequentes na glândula adrenal, sendo o adenoma o mais comum deles.  

O adenoma é um nódulo que raramente provoca sintomas e que, na maioria das vezes, é descoberto por algum exame de imagem do abdômen, realizado no paciente por outros motivos.

agende sua consulta colombo

O que causa tumores adrenais?

A causa exata de um tumor adrenal específico pode, muitas vezes, ser difícil de determinar. No entanto, os investigadores estão estudando os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de tumores adrenais.

Sabe-se, contudo, que os tumores adrenais podem ser causados por alterações no DNA, exposição a certas substâncias químicas ou radiação, e doenças autoimunes. A probabilidade de desenvolver tumores adrenais também aumenta com a idade. 

Até então, não foram descobertos outros fatores predisponentes e, as possibilidades de prevenção, são também desconhecidas.

Quais os sintomas de tumores adrenais? 

Os tumores benignos são assintomáticos e, na grande maioria das vezes, só são identificados através dos exames de imagem do abdômen, como o ultrassom, tomografia ou a ressonância magnética. 

Já o câncer maligno de adrenal, em suas fases iniciais, apresenta pouco ou nenhum sintoma. Em fases mais avançadas têm sintomas semelhantes aos de outros tipos de câncer, como: 

  • Perda de peso inexplicável;
  • Fadiga crônica; 
  • Apetite excessivo ou insaciável; 
  • Resistência à insulina e diabetes mellitus tipo 2; 
  • Aumento da pressão arterial e distúrbios do ritmo cardíaco;
  • Pele fina, frágil e com manchas escuras;
  • Edema (inchaço causado pelo excesso de líquido no corpo).

O paciente, ao notar os sintomas e procurar a ajuda de um médico, precisará fazer alguns exames para confirmar os tumores adrenais.

Qual o tratamento dos tumores adrenais?

O tratamento de tumores adrenais depende de sua localização, de seu tamanho, das condições clínicas do paciente e do tipo de tumor.  Os tumores não cancerígenos da glândula adrenal, são chamados de adenomas e geralmente não requerem tratamento cirúrgico.  No entanto, os adenomas que produzem excesso de hormônio cortisol ou aldosterona, podem causar hipertensão arterial e vários outros problemas de saúde, e podem ser tratados com medicação ou cirurgia.

A adrenalectomia laparoscópica é um procedimento cirúrgico, minimamente invasivo, para remover o tumor da glândula adrenal. Esta cirurgia consiste na remoção do tumor através de pequenas incisões na parede abdominal, o que resulta em menor dor, tempo mais curto de internação e melhor recuperação pós-operatória.

A importância da adrenalectomia laparoscópica no tratamento de tumores adrenais está relacionada à sua eficácia, segurança e baixo índice de complicações.  A radioterapia, quimioterapia, além do uso de outros medicamentos, também podem complementar o tratamento de tumores adrenais, após a cirurgia.

Qual médico que faz cirurgia de tumor nas glândulas adrenais?

O urologista é o especialista mais indicado para o tratamento e cirurgias de tumores adrenais. 

Pacientes com nódulo de adrenal devem ser avaliados e acompanhados por um urologista com experiência no assunto.

agende sua consulta colombo

Conclusão 

As glândulas adrenais ou suprarrenais, fazem parte do sistema endócrino e estão localizadas junto à coluna vertebral e aos grandes vasos sanguíneos, próximas à parte superior dos rins.  Quando as células da medula ou do córtex proliferam de forma descontrolada, ocorrem os tumores adrenais. Esse crescimento se dá, muitas vezes, por mutações genéticas não corrigidas pelo organismo.

Dentre  os sintomas mais comuns que se manifestam no paciente com tumor adrenal, estão a dor abdominal, fadiga, massa abdominal e perda de peso.  Não existe prevenção para os tumores adrenais, no entanto, o paciente pode contar com inovadoras cirurgias para o seu tratamento e recuperação. 

Os tumores cancerígenos da glândula adrenal são chamados de carcinomas e geralmente requerem tratamento cirúrgico.  Nesse sentido, a adrenalectomia laparoscópica é um procedimento minimamente invasivo para remover um tumor da glândula adrenal.  A técnica cirúrgica minimamente invasiva permite uma recuperação mais rápida e com menos dor para o paciente.

Depois de ler este artigo, caso tenha qualquer dúvida sobre os tumores adrenais, não hesite em procurar um especialista. 

O Dr. José Roberto Colombo é um médico urologista que possui uma vasta experiência na área de tumores adrenais e na cirurgia de adrenalectomia laparoscópica. Marque a sua consulta e inicie o seu tratamento o quanto antes!



Procurando atendimento especializado em urologia e cirurgia robótica?
Entre em contato conosco pelo link abaixo